São Miguel Arcanjo, O Protetor
Considerado o Chefe dos Mensageiros de Deus, São Miguel Arcanjo é adorado por milhares de pessoas que buscam proteção!
Dotado de muita popularidade, São Miguel Arcanjo é um dos 7 arcanjos divinos, um ser celestial que protege os vivos e os mortos e ainda dá aos seus devotos a coragem para superar os obstáculos.
Além disso, é bastante conhecido como o arcanjo que expulsou Lúcifer do céu, impedindo suas más intenções. Talvez seja esse o maior motivo de ser considerado um protetor e guerreiro e sua oração é uma das mais poderosas e utilizadas por quem busca proteção para suas vidas.
História de São Miguel, o Guerreiro
Junto com São Rafael Arcanjo e São Gabriel Arcanjo, São Miguel compõe a alta hierarquia dos anjos, ou seja, aqueles que servem diretamente ao trono de Deus. Em hebraico, Miguel significa “Aquele que é similar a Deus”.
São Miguel Arcanjo atua como o Chefe dos Mensageiros de Deus, motivo pelo qual faz parte da classe de arcanjos, visto que a palavra “arcanjo” remete a princípio, àquele que lidera. Além de Chefe dos Mensageiros, é considerado o “Primeiro Anjo”, fato que faz com que ele seja ainda mais poderoso.
São Miguel é conhecido por ter expulsado Lúcifer do céu, como narra a seguinte passagem do Apocalipse:
“Houve uma grande batalha: Miguel e seus anjos lutaram contra o Dragão. O Dragão também lutou, junto com seus anjos, mas foram derrotados, e não houve mais lugar para eles no céu.” (Ap 12, 7-8)
Desde então, o Arcanjo Protetor é adorado e solicitado pelas pessoas que buscam proteção e ajuda espiritual para combater todos os tipos de males e dos obstáculos pelo caminho.
Um fato interessante é que São Miguel Arcanjo é conhecido não apenas entre os cristãos. Sua fama se estende a outras religiões, como judaísmo, islamismo e em correntes espiritualistas da nova era. É o caso da oração de libertação espiritual dos 21 dias, feito por milhares de pessoas em todo o mundo.
Proteção de São Miguel Arcanjo em Colossos
Apesar de não ser uma aparição, vale a pena citar a importância da intercessão de São Miguel Arcanjo na região de Colossos, quando São João Evangelista anunciou que o Arcanjo Miguel era protetor da cidade.
Após este acontecimento, brotou na porta da cidade uma fonte que era tida como sagrada e carregada do poder e proteção de São Miguel. Doentes de todos os lugares vinham buscar cura, assim como os infortunados buscavam algum alívio. Para conseguir a graça, era necessário invocar o Arcanjo fazendo o sinal da cruz.
Aparição do Arcanjo Miguel no Monte Gargano
A comemoração ao Arcanjo Miguel no dia 29 de setembro se dá devido à consagração da Igreja Católica no local da sua aparição no Monte Gargano.
Conta-se que no século V, em Siponto, bem aos pés do Monte Gargano, vivia um pastor chamado também de Gargano. Certo dia, uma de suas ovelhas fugiu para o alto do monte, na entrada de uma gruta. Como o resgate da rese era difícil e a mesma era arisca, o pastor resolveu matá-la para aproveitar sua carne. Foi então que acertou-lhe uma flecha, mas a ovelha, como se estivesse sendo puxada por uma força invisível, voltou-se no espaço e atacou, ferindo, o pastor.
O acontecimento espantou todos que estavam presentes que, não sabendo explicar o que aconteceu, buscaram a opinião do bispo da cidade. O mesmo, não sabendo explicar o que aconteceu, ordenou três dias de jejum com a finalidade de pedir a Deus uma revelação sobre o acontecimento.
Foi quando, no final da vigília e do jejum, revelou-se o segredo: a aparição do próprio São Miguel ao bispo. Na ocasião, o Mensageiro Divino disse que ele mesmo operou o prodígio da montanha para indicar que aquele local estava sob sua proteção. Além disso, ordenou que ali fosse prestado um culto especial.
Oração a São Miguel Arcanjo para pedir proteção
São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate,
cobri-nos com vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio.
Deus lhe impere, instantemente o pedimos.
E vós, Príncipe da Milícia celeste, pelo divino poder,
precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.
Amém.
Gostou do nosso artigo sobre São Miguel Arcanjo? Se você gostou, inscreva-se em nosso site e receba nossas atualizações em sua caixa de entrada!
Leia também: